google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0
google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0João Vítor Reis Metropoles
Segundo o nutricionista Swrajit Sarkar, professor sênior da Universidade de Londres, as folhas verdes são uma ótima maneira de melhorar a saúde, pois são ricas em nutrientes vitais, vitaminas, minerais e antioxidantes.
“Como nutricionista, eu recomendo espinafre, couve kale, couve, acelga, rúcula, alface, agrião e repolho para incluir mais folhas na sua dieta”, afirma Sarkar, em artigo publicado no site de divulgação científica The Conversation.
Ele destaca os benefícios de cada folha. Confira:
O espinafre é uma hortaliça de fácil acesso e é rica em ferro, cálcio, potássio e vitaminas B6, C e K. Ele é ainda uma boa fonte de antioxidantes, que podem reduzir o risco de muitas doenças, incluindo condições cardíacas e certos tipos de câncer.“É melhor comê-lo cru, como parte de uma salada, pois o cozimento tende a destruir os polifenóis e flavonóides naturais das folhas. Os compostos podem reduzir as chances de desenvolver certos tipos de doenças cardiovasculares, diabetes e condições neurodegenerativas, como o Alzheimer”, afirma Sarkar.
A couve tem um sabor único e é acompanhamento importante do preparo de um dos pratos mais populares do Brasil: a feijoada. Entretanto, ela não é um simples coadjuvante, pois as folhas possuem boas quantidade de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio e vitaminas A, B, E, C e K.“Evite escaldar e ferver a couve, pois isso pode reduzir a quantidade de minerais, vitaminas e fitoquímicos solúveis em água nas folhas. A couve pode ser consumida crua em saladas. Além disso, ela é pouco calórica, 21g de folhas contém apenas nove calorias”, aponta o professor.
A acelga tem um sabor adocicado e boas quantidades de vitaminas A e C. Em 175g da folha, Sarkar acrescenta, há vitamina K o suficiente para contribuir na coagulação do sangue do indivíduo e ainda manter a saúde óssea.
Diferentemente da couve tradicional, a kale é um vegetal de origem russa, cuja principal propriedade é manter a saúde ocular. Ela é uma boa fonte de luteína, vitaminas A e C, cálcio, ferro, zinco, cobre, selênio e fibras.
“Se você estiver com vontade de comer folhas verdes com sabor fresco, picante, levemente amargo e apimentado, considere adicionar rúcula ao seu prato. O ingrediente comum em pizzas é rico em vitaminas K e C, além de cálcio e polifenóis. Existem estudos que defendem o uso dela para melhorar o desempenho em esportes”, destaca o nutricionista.
6. Alface
O alface, além de crocante, é uma folha de sabor suave e rica em nutrientes, como vitaminas A, K, C e ácido fólico. Os compostos ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
“Uma opção de tempero para os alimentos é o agrião. Ele não apenas adiciona uma explosão de sabor, mas também fornece vitaminas A e C e antioxidantes. Pesquisas sugerem que a folha pode ser um agente terapêutico no câncer de boca”, afirma Sarkar.
O repolho é um vegetal bastante versátil que pode ser incluído em refogados, sopas, saladas ou salteado como acompanhamento. Ele é rico em fibras, diversas vitaminas, minerais e antioxidantes. Suas folhas podem manter a saúde óssea, a imunidade, saúde cardíaca e pressão arterial.